Entendendo a corrente elétrica e a diferença de potencial

Sabendo o quanto pode ser difícil imaginar a corrente elétrica e a diferença de potencial, e ao mesmo tempo o quanto é importante entender esses conceitos, trouxe aqui uma metáfora para ilustrar melhor, e quem sabe fazer você entender de uma vez por todas.

Quero que você imagine um circuito de corrida de fórmula 1. Existe um ponto de partida e a direção certa da corrida. Sendo que os pilotos vão percorrer somente este caminho que foi pré-determinado.

 

Agora pense em um fio condutor como se fosse essa pista, e os elétrons como os pilotos.

pilotos e carros de corrida em uma pista fórmula 1

Os elétrons em movimento ordenado, formam a corrente elétrica. Mas, assim como não tem corrida sem o carro, também não tem corrente elétrica sem o magnetismo que se forma dentro do fio condutor devido a diferença de potencial.

 

A diferença de potencial é como a motivação que os pilotos têm para correr.  Ao iniciar a corrida a motivação é maior do que ao final da corrida. 

Assim como a diferença de potencial (tensão), é por exemplo, uma fonte de energia de 220v ou 127v no início do circuito elétrico, e no final a tensão é 0v.

Quando há uma fonte de energia (cargas armazenadas) em um ponto do fio condutor, há uma diferença de potencial entre o ponto inicial e final.

 

Sem a motivação, não tem carro e não tem corrida para os pilotos. Sem a tensão, não tem campo magnético, e não tem corrente elétrica. Pois, quando os elétrons entram em equilíbrio, não precisam se movimentar e é essa força que faz com que mesmo em equilíbrio ainda haja movimento, portanto, corrente elétrica. E para que tudo isso funcione bem, é necessário ter uma pista de corrida adequada, assim como um fio condutor para que os elétrons tenham um caminho certo a seguir.

Texto escrito por: Jéssica Barbosa

TAGs: Corrente elétrica, Diferença de potencial, Energia elétrica

Enviar mensagem
Online
Falaa Blz!
Posso te ajuda?