Hoje em dia, é praticamente impossível não utilizar a energia elétrica, já que está presente em muitas das atividades que precisamos realizar, desde tomar um banho à carregar o celular.

Mas de onde vem a eletricidade?

A eletricidade está presente na natureza. Desde que o mundo é mundo, pelo que se sabe, há eletricidade. São exemplos: Fenômenos elétricos como descargas atmosféricas (raios e relâmpagos), impulsos elétricos no corpo humano, e reações químicas.

Quem descobriu a eletricidade?

A palavra eletricidade tem origem grega, Elektron, e é utilizada para vários fenômenos como um raio, eletricidade estática, e também a que chega nas tomadas da sua casa. Devido a sua complexidade, a descoberta da eletricidade, se deu por alguns cientistas.

Vamos ver alguns deles:

Tales de Mileto, no século VI a.c, foi o primeiro cientista que se interessou em estudar a eletricidade. Ele observou que uma pedra de âmbar que estava em seu bolso da calça, atraía pequenos fiapos de lã e grãos (em outra versão fragmentos de madeira, palha e pena) devido ao atrito do âmbar com a sua roupa, o que eletrizou a pedra (chamamos esse fenômeno de eletricidade estática). E esse foi só o começo do que se tem registro na história da eletricidade.

 

Benjamin Franklin (1706-1790) – Por meio de um experimento em 1752 com uma pipa, um fio metálico, uma chave, e um acumulador de carga elétrica, comprovou que o raio é um fenômeno elétrico. Também comprovou que a energia elétrica tem cargas positivas e negativas. E desenvolveu o para-raios.

 

Alessandro Volta (1745-1827) – Inventou a pilha Elétrica em 1800.

 

Michael Faraday (1791-1867) – Iniciou os estudos da relação entre eletricidade e magnetismo, e teve seu trabalho publicado em 1821 – “A Rotação Eletromagnética” (princípio responsável pelo funcionamento do motor elétrico)”.

 

André-Marie Ampère (1775-1836) – Em 1827, publicou a obra Teorias matemáticas dos fenômenos eletrodinâmicos, que concluiu suas pesquisas sobre eletricidade e magnetismo.

 

Georg Simon Ohm (1787-1854) – Definiu o conceito de resistência publicado em 1827.

 

Thomas Edison (1847-1931) – Inventou a lâmpada em 1879.

 

Nicola Tesla (1856 – 1943) – Inventou um motor elétrico que funcionava por indução eletromagnética em 1887. Também inventou a bobina de Tesla em 1889.

 

Com o avanço da tecnologia dos microscópios o elétron foi descoberto em 1897, apenas 126 anos atrás. A eletricidade que conhecemos e utilizamos em nossas casas, é um fenômeno resultante da movimentação de elétrons por meio de um campo eletromagnético em fios condutores.

Texto escrito por: Jéssica Barbosa

TAGs: Eletricidade, Fenômenos elétricos, História da eletricidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar mensagem
Online
Falaa Blz!
Posso te ajuda?